Após denúncia do jornal Bom Dia Brasil exibida pelos jornalista Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo, mostrando a triste realidade do transporte escolar dos alunos da zona rural de Vitória do Mearim na gestão Dídima Coelho (PMDB). A prefeitura juntamente com a secretaria de educação querendo maquiar a real situação, foram "inaugurar reformas" que mais parecia com entrega de novas escolas, tendo até placa de inauguração. Professores e alunos relatam que nada mudou, e que foi feito só as pinturas e alguns reparos em algumas escolas.
Algumas semanas atrás, professores pediam para que a secretaria resolvessem o problema dos diários, que com 7 meses de gestão ainda não tinha sido entregue aos professores. Na zona rural os alunos estão totalmente esquecidos como foi relatado em duas denúncias exibidas em rede nacional pela TV Mirante, escolas sem nenhuma condição de funcionamento. E no transporte escolar alunos sendo transportados em paus de arara, colocando sua vida em risco. O país lamentou essa triste situação que acontece na cidade de Vitória do Mearim. Ainda na sede do município, pais de alunos reclamam das condições das escolas, como é o caso da escola municipal Maria Correa Rodrigues na vila Reginaldo, onde as salas estão sem ventiladores dificultando o ensino e colocando em risco a saúde das crianças do jardim.
Professores não conseguem diálogo com a prefeita, e o sindicato é colocado de escanteio pela administração atual. As escolas no interior continuam sem nenhuma reforma, e o dinheiro continua nos cofres públicos para demanda da educação. Cabe a população cobrar, pressionar e
fiscalizar, para saber quais os caminhos desses recursos. Na cidade vizinha de Arari, o prefeito tem feito a destinação certa dos recursos da educação, construindo obras, climatizando e reformando as escola com compromisso e muita responsabilidade. A prefeitura de Vitória do Mearim, no ultimo dia 31 só do FUNDEB recebeu mais de 400 mil reais, o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica dos Profissionais de Educação. O FUNDEB garante que o investimento para cada aluno da educação básica não seja inferior a um determinado valor. Esse valor é multiplicado por um número chamado "fator de ponderação", que varia conforme a etapa e a modalidade de ensino.
FOTOS ABAIXO MOSTRA AS ESCOLAS DA ZONA RURAL




Nenhum comentário:
Postar um comentário